quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A LEBRE DE CHUMBO


Talvez já tenham reparado que na coluna do lado direito há duas capas novas. Da vermelha já falei aqui, mas A Lebre de Chumbo ainda está com o estatuto de “pré-novidade”. Desafiei o Alex Gozblau, meu amigo e compagnon de route no Ainda Falta Muito? a ilustrar este conto de fadas (ou conto maravilhoso), uma área onde nenhum de nós se tinha ainda aventurado. Ele chamou-lhe um “conto de fadas budista”. Não sei. Só posso dizer que estou muito, muito contente com o nosso trabalho. 

O livro deverá ficar pronto daqui a uma semana, mas por enquanto ainda só estará acessível aos sócios da APCC - Associação para a Promoção Cultural da Criança. A partir de Janeiro, segue para as Fnacs (pelo menos assim o espero…). Vai ser o 10º ou o 11º título da colecção Ler com Valores – e a hesitação da ordem numérica prende-se com o facto de ser publicado ao mesmo tempo que Viagem ao País da Levitação, de Gonçalo M. Tavares e Rachel Caiano.

Desde 2009 que a APCC, uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, convida dois autores – escritor e ilustrador – a fazer um livro para a colecção. Ou melhor, quatro autores, visto que saem dois livros ao mesmo tempo. Livros bonitos e feitos com critério, melhores do que muitas editoras profissionais fazem... Mediante uma quota anual de cinco euros, cada criança recebe dois exemplares e (por mais 1,5 €) também o calendário, que este ano é assinado por João Fazenda. Também podem ser adquiridos na sede.

Até agora, foram nove os títulos publicados pela APCC – os três primeiros já vão para reedição. Só pelos nomes, já podem ver que é para mim uma honra fazer parte desta lista:

- O Cão e o Gato, António Torrado e André Letria

- O Voo do Golfinho, Ondjaki e Danuta Wojciechowska

- O Menino e a Nuvem, Luísa Ducla Soares e Rafaello Bergonse

- No Dia da Criança, Luísa Ducla Soares e Danuta Wojciechowska

- Contos do Lápis Verde, Álvaro Magalhães e Bernardo Carvalho

- Trapalhadas Azaradas com Molho de Chantilly, Rita Taborda Duarte e Maria João Worm

- Ginástica Animalástica, Isabel Minhós Martins e João Fazenda

- Querer Muito, João Paulo Cotrim e André da Loba

- Pirilampos e Estrelas, António Torrado e Yara Kono

Sem comentários: