quarta-feira, 22 de abril de 2015

FORMAÇÕES, 2


Disse Italo Calvino que a única razão por que valia a pena estudar os contos de fadas se devia ao facto de estes serem «verdadeiros», na sua recriação simbólica das etapas fundamentais da construção do indivíduo. Em Sobre o Conto de Fadas (ed. Teorema), resumiu:

«Vistos todos juntos, na sua repetida e sempre variada casuística de acontecimentos humanos, são uma explicação geral da vida, nascida em tempos remotos e conservada até nós no lento ruminar das consciências camponesas; são o catálogo dos destinos que se podem dar a um homem e uma mulher, sobretudo para a parte da vida que é justamente o fazer um destino (...).»

Vem isto a propósito de uma formação intensiva sobre «contoterapia» (ou, se preferirem o original, «storytelling therapy» e «fairy-tale therapy») que decorreu recentemente em Sintra, por iniciativa de Adriana Jurczyck (Moonluza) e com o apoio de várias entidades, entre as quais o IELT - Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa. Foram quatro dias de grande aprendizagem para um grupo de cerca de 50 pessoas - entre estudiosos e público participante -, algumas vindas da Dinamarca, Canadá, Holanda e Israel.

A primeira comunicação pertenceu a Ana Rodrigues, investigadora do IELT, e teve como tema o poder terapêutico da narração de Sharazad e das Mil e Uma Noites (saber mais aqui). Um excelente começo para o núcleo de comunicações e workshops que se seguiriam, pontuadas por uma sessão espontânea de storytelling e um jantar num cenário de conto de fadas, o Palácio de Seteais. No conjunto, o trabalho produzido foi muito consistente e profundo, apenas com uma excepção à regra: uma criatura vinda dos Estados Unidos que se apresentou com um não-workshop esquizofrénico, provocando a perplexidade geral e testando a boa educação dos presentes. A bit of a joke, really...

O poder terapêutico e performativo da palavra, a sua capacidade implícita de deslocar o leitor/ouvinte de um lugar interior para outro lugar (sempre no sentido ascendente, como bem notou Bruno Bettelheim), depende muito da autenticidade e da adesão simbólica desse mesmo leitor/ouvinte no momento e nas circunstâncias artificialmente recriadas em que a palavra do conto é retomada. Os dois workshops realizados por Gerdi Tuender (Holanda) e Shai Karta Schwartz (Israel), onde se recontaram, respectivamente, as histórias de A Princesa e a Ervilha (Andersen) e O Príncipe Sapo (Irmãos Grimm) foram, creio bem, momentos inesquecíveis para todo o grupo.

Fica o fundamental: dado o sucesso deste primeiro seminário, está já em preparação uma segunda edição para 2016, novamente com a belíssima serra de Sintra como cenário. Até lá, podem ver na página da Moonluza um resumo e as fotografias do evento. Aqui.

Sem comentários: