sexta-feira, 31 de maio de 2013

ANTÓNIO MOTA É CANDIDATO AO PRÉMIO ALMA

am.jpg

Homenageando a autora de Pippi das Meias Altas, o ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award) foi criado em 2003 pelo governo sueco. Trata-se do prémio mais valioso ligado à escrita, ilustração e promoção da literatura infanto-juvenil: cerca de 542 mil euros. Valioso, também, no que toca ao prestígio, embora não tanto como o Andersen, considerado o "Nobel" para escritores e ilustradores deste campo literário. Depois da escolha para o Prémio Ibero-Americano, este ano, a DGLAB propôs a candidatura de António Mota, justificando assim a sua opção:


"António Mota é um dos mais prolíficos escritores portugueses para a infância e juventude. O caráter da sua obra tem a singular qualidade de ser ao mesmo tempo intemporal e universal. Não tendo o seu trabalho, pelo menos até ao momento, sido objeto de muitas traduções, razão que pode talvez encontrar-se na sua natureza mais permanente e duradoura, discreta e sensível, como as mensagens que, independentemente dos tempos, dos contextos, queremos eternizadas ao longo de todas as gerações, ao longo de todos os crescimentos de todas as crianças, é esta mesma qualidade que defendemos como universal e rara. Eis o motivo por que entendemos que a escrita de António Mota integra o espírito do ALMA."


(O Jardim Assombrado subscreve inteiramente e promete um ramo de flores silvestres a António Mota, se ganhar. Se não ganhar, também!)

Sem comentários: