segunda-feira, 11 de março de 2013

MUITO LÁ DE CASA



Sei que O Jardim Assombrado tem estado entregue aos gatos, mas por bons motivos. Ultimamente visitei uma série de escolas, onde experimentei uma nova forma – mais interactiva, digamos – de apresentar os meus livros, com a ajuda de pequenos voluntários. Foi um improviso que acabou por resultar bem, fugindo ao esquema «botar faladura/perguntas/respostas/autógrafos». Também gosto de mostrar-lhes outros objectos relacionados com a escrita, como o caderninho onde tomo notas, algum livro especial da minha infância ou uma ilustração original. Tudo o que os faça pensar que um livro não se resume ao livro é bom e deixa-os interessados e curiosos. Divertimo-nos todos muito mais. Esta fotografia foi tirada no Centro Educativo do Trovela, uma das escolas do Agrupamento de António Feijó, em Ponte de Lima, onde fui muitíssimo bem recebida por alunos e professores. O Ainda Falta Muito?, que é sempre posto de lado em favor do Não Quero Usar Óculos, foi acompanhado com um roteiro de análise textual exemplar, dando origem a trabalhos muito criativos e ligados à vida interior das crianças. E pude falar em leiras e penedos com a certeza de que me entendiam; e ouvir de novo a palavra «borronas» (sinónimo de canetas de feltro), o que já não acontecia desde os meus dez ou onze anos. Deus queira que eu um dia possa recuperar o norte.

Sem comentários: