domingo, 6 de novembro de 2011

TODOS OS CONTOS DELA


«As únicas histórias para crianças que eu escrevi são estas», afirma, levemente zangada, apontando o livro que nos acompanha na conversa, uma colectânea ilustrada e publicada em 2001 pela Editorial Lumen. «Los Niños Tontos não é uma história para crianças só porque tem a palavra «niño». As pessoas misturam tudo. E os editores também, a ver se cola. Mas uma coisa são livros sobre crianças e outra, completamente diferente, são livros para crianças. Não é uma literatura menor, de modo algum.»

(Também eu tive o privilégio de conhecer Ana María Matute, Premio Cervantes 2010, que passou meteoricamente por Lisboa há poucas semanas. É um ser raro, daqueles que nos impressionam só pela presença. Pedi-lhe para autografar este livro comprado na Fnac, há dez anos – uma edição já difícil de encontrar, segundo ela –, que guarda os seus únicos contos para crianças, a despeito do que possa dizer a wikipedia. O excerto acima pertence ao artigo publicado na última LER, que por lapso não surge assinado.)

2 comentários:

hesseherre disse...

Como fazem falta os livros de contos PARA crianças, creio que no Brasil e em Portugal e Espanha...Eu sou do tempo daqueles grandes clássicos, livros densos, encadernados ou brochuras, que a gente criança devorava...Júlio Verne era para mim uma fixação, só para citar um dentre tantos...e Monteiro Lobato...Os três
mosqueteiros que eram quatro, tanta coisa linda,tanta...
Prazer em conhecer este teu lindo blogue, vim aqui por causa da querida dona Redonda.

Carla Maia de Almeida disse...

Muito obrigada. Espero que continue a passar por cá de vez em quando. Um abraço.