terça-feira, 16 de março de 2010

ADEUS AOS MEUS LIVROS



As decisões administrativas costumam ser assim, implacáveis. Acabar com uma das poucas revistas especializadas em livros que existem em Portugal é mau. Acabar de repente, sem aviso aos leitores e sem uma palavra de justificação nem de despedida na edição derradeira, ainda é pior. Porque revela desconsideração por todos os que acompanhavam a revista inicialmente dirigida por Tereza Coelho e, depois de um interregno, por João Morales. No próximo mês, quem for às bancas perguntar pela Os Meus Livros vai receber respostas evasivas do género “está atrasada” ou “nesta altura já devia ter chegado”. Admito não ter sido uma leitora fiel da revista e confesso a minha irritação particular pelas páginas de “crítica” de livros para crianças, feitas com louváveis intenções pedagógicas mas pouco discernimento pela qualidade literária e ilustrativa, a par de uma tendência impenetrável para misturar alhos com bugalhos. Apesar de tudo, nesta altura do campeonato, era o suporte que mais páginas dava ao livro infanto-juvenil. Apesar de tudo, era uma revista feita por pessoas que gostavam (gostam) de livros e do que está à volta dos livros. Apesar de tudo, ficámos ainda mais pobres. Que fazer? Cingir os rins e continuar em frente. Outras ideias hão-de ganhar pernas para andar. A vida como de costume.

(Em cima: capa do número 1 da Os Meus Livros de Junho de 2002, e capa do número 85, de Março de 2010)

1 comentário:

Claudia Oliveira disse...

Carla, eu tenho de concordar.