terça-feira, 29 de dezembro de 2009

UM PRESENTE INESPERADO


Na imagem acima, a capa original de A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia, de Selma Lagerlöf, uma relíquia de 1948 com a marca da Editora Nacional de Afonso Machado (Rua do Almada, 125, Porto). Habituei-me a ver este livro numa estante da casa dos meus avós, em Matosinhos. Por nenhum motivo em especial, nunca o li quando era pequena, mas ao longo destes últimos anos em que a casa desapareceu – com uma série de objectos que apenas vivem na memória fotográfica – tenho pensado nele obsessivamente, bem como noutros livros a que perdi o rasto. Por exemplo, na caixa de quatro volumes dos Contos Tradicionais Portugueses escolhidos e comentados por Carlos de Oliveira e José Gomes Ferreira, com ilustrações de Maria Keil, uma edição especial da Figueirinhas que o meu pai me ofereceu em 1975 ou 76. Na última Feira do Livro de Lisboa estive quase a reencontrá-lo no stand de um alfarrabista, mas perdi-o novamente “para uma senhora que passou há cinco minutos”. Já é azar. Não sei se vou ser capaz de ler agora A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson na tradução de Maria de Castro Henriques Osswald, talhada num português vetusto em que se encontram passagens do género “o pato deixou grande vácuo naquela casa”. Mas recuperá-lo das trevas de uma garagem, este Natal, já foi um presente inesperado.

Sem comentários: