terça-feira, 11 de agosto de 2009

A MINHA PRIMEIRA SOPHIA


Grandes conhecedores da obra e da pessoa que foi Sophia de Mello Breyner Andresen, Fernando Pinto do Amaral (texto) e Fernanda Fragateiro (ilustração) juntaram-se para contar aos mais pequenos A Minha Primeira Sophia, a publicar em Setembro pela Dom Quixote. Na mesma colecção, saíram já O Meu Primeiro Dom Quixote, O Meu Primeiro Mozart, O Meu Primeiro Fernando Pessoa e O Meu Primeiro Álbum de Poesia.

A capa reproduzida acima corresponde ao catálogo do XVII Encontro de Literatura Para Crianças, realizado em Lisboa, na Gulbenkian, entre os dias 8 e 10 de Novembro de 2006. Fernando Pinto do Amaral foi um dos oradores presentes, com o tema “As Escolhas de Sophia – Assombro e inteireza em algumas Histórias para Crianças”, cujo parágrafo final aqui se reproduz:

“Quase meio século depois, dar a ler as suas histórias aos nossos filhos constituirá certamente o melhor antídoto contra alguma boçalidade do tempo em que vivemos, mas sobretudo contra a poluição de um mundo onde por vezes parece que tudo se compra e tudo se vende. Tal como a dos grandes clássicos, a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen diz-nos que não é assim, que nem tudo obedece à lei do mais forte ou às leis do mercado, lembrando-nos que sempre houve e sempre continuará a haver valores éticos e estéticos capazes de resistir à sucessão das modas e à voragem do tempo.”

Sem comentários: