domingo, 21 de junho de 2009

VERÃO AZUL NA BAHIA


Do Parque da Bela Vista, em Lisboa, entram-me em casa os últimos ecos do mega-piquenique (o maior do mundo, dizem) em que Tony Carreira foi a grande vedeta. Who cares? A minha ideia do Verão que hoje começa está ligada uma praça vazia e uma igreja azul na cidade de Canavieiras, a 120 quilómetros de Ilhéus, na Bahia (sim, gosto de escrever Bahia com “h”). Abençoada por um dia, comi um dos melhores bobós de camarão da minha vida, na Casa Verde de Maria José Brigham, uma mulher esplêndida, maravilhosa… O nome da casa tem a ver com as origens cabo-verdianas, não com o Sporting, aproveito para esclarecer. Aqui, tão próxima do Parque da Bela Vista e dos milhares de portugueses que amam Tony Carreira, lembro-me de sensação de estar em família, sem outra preocupação no mundo que não fosse a de calcular o efeito das caipirinhas na incrementação do molho picante da senhora Brigham, ou vice-versa. A minha ideia de Verão corresponde à alimentação deste tipo de pensamentos, sob uma temperatura nunca abaixo dos 30º. Quando era pequena, chamavam-me “lagartixa”. E eu sonhava com o cowboy insolente a quem chamavam Trinitá.


Sem comentários: