sexta-feira, 24 de abril de 2009

PERGUNTAS CURIOSAS


Estive hoje de manhã na Feira do Livro da Amora, organizada pela Câmara Municipal do Seixal, para um encontro com miúdos do 1º ciclo da escola Quinta dos Morgados. Tinham lido o Não Quero Usar Óculos e já iam lançados no primeiro capítulo de O gato e a Rainha Só, que talvez seja um bocadinho mais “avançado”, mas nada de impossível com a ajuda de professoras motivadas para a leitura, como pareceu ser o caso.

Ao contrário do que é costume, falei sentada à mesa e com microfone, coisa que ajuda a garganta mas dá sempre aquele ar de cão amestrado. Os miúdos vinham com muitas perguntas (só um deles fez seis, contei-as), a que tentei responder o melhor possível. Sinceramente, admiro os decanos da literatura infantil e a paciência de ouvirem, ao fim de 30 ou 40 anos, as mesmas interrogações de sempre (“qual é o seu livro preferido?”, “por que é que começou a escrever?”, etc). Enfim, enquanto houver perguntas é bom, e estas experiências fazem parte da profissão (profissão e não serviço público, entenda-se…).

Mas às tantas há um puto que sai da normalidade: “Quantas folgas faz por dia?”, quis saber em primeiro lugar. E pouco depois: “Se está sempre a trabalhar em casa, como é que faz para os seus chefes lhe pagarem?” De improviso, tive que dar voltas à cabeça para não transformar as respostas num manifesto sobre a flexisegurança e a precariedade laboral. Não tenho a certeza de não ter metido os pés pelas mãos.

“O Livro em Festa” continua até ao dia 3 de Maio, no Jardim do Fogueteiro, Amora. A Biblioteca Municipal do Seixal está a oferecer livros até dia 2. Mais informações aqui.

Sem comentários: