quarta-feira, 18 de março de 2009

LEITURAS DE VIAGEM


Resistindo à tentação de levar mais livros do que aqueles que vou conseguir ler, a selecção vai ser espartana, tendo em conta que tenciono fazer compras, estar com as pessoas e aproveitar ao máximo a Feira do Livro Infantil de Bolonha (e ainda dar um salto a Ferrara e Veneza, que estão ali a dois passos de comboio). O critério é simples: um livro de ensaio e outro de ficção, para adequar ao estado de espírito e às circunstâncias. No primeiro caso, vou ler, finalmente, A Infância é um Território Desconhecido, da Helena Vasconcelos (Quetzal). No segundo, uma leitura de trabalho-barra-entretenimento: o primeiro volume de Century (Quidnovi), que por acaso é de um autor italiano, Pierdomenico Baccalario (n. 1974). Confesso que não sou aficionada das sagas fantásticas, mas há aqui qualquer coisa que me atrai:

“Quatro amigos, quatro cidades do mundo, quatro elementos da Natureza e mistérios muito antigos que os unem a todos. Conseguirão Electra, Sheng, Mistral e Harvey resolver os enigmas,
apesar das forças negras que se lhes opõem, e salvar o planeta?
Para isso, terão de aceitar o desafio de Century.

Desta vez o desafio começará em Roma, a cidade do Fogo, e os escolhidos são a italiana Electra, o japonês Sheng, a francesa Mistral e o americano Harvey. Até há pouco tempo não se conheciam, agora encontram-se debaixo do mesmo tecto, num hotelzinho em Roma, e descobrem que têm algo em comum: todos nasceram no mesmo dia - 29 de Fevereiro! Como se não bastasse essa estranha coincidência, quando saem do hotel às escondidas, na noite de 29 de Dezembro, para irem explorar a cidade coberta de neve, são seguidos por um estranho homem que lhes entrega uma mala e desaparece.”

Sem comentários: