sexta-feira, 24 de outubro de 2008

ONDE SONHAM AS CASAS


O post anterior fez-me lembrar um texto das Coisas que Fascinam, precisamente dedicado aos sótãos: “Onde Sonham as Casas”. Foi publicado na Notícias Magazine em Julho de 2002. Ainda gosto muito dele:

“(…) Cativo do imaginário infantil, o sótão é um espaço que interroga continuamente, acima de outras vivências quotidianas. No resto da casa alimentam-se as dinâmicas de socialização, vive-se a um ritmo partilhado de ideias, emoções e responsabilidades. Pelo contrário, o sótão envolve a experiência do navegador solitário em busca de silêncio e quietude. Há qualquer coisa de porão de navio, por baixo desta ossatura amplamente inteligente… e de destino alcançado, ao mesmo tempo. Se as traves de madeira evocam o cavername da embarcação, todos esses objectos e papéis acumulados, anos e anos, compõem um cenário de naufrágio que reflecte a história pessoal de cada um de nós. (…)”

PS – As ilustrações da primeira série das Coisas que Fascinam, iniciada em 1996, eram da Fernanda Fragateiro, que depois passou o testemunho ao José Fragateiro. É ele o autor deste retrato – quase a sépia – dos sótãos do meu imaginário. Sei que as cores não estão uniformes, mas é mesmo um problema de impressão. E das relíquias jornalísticas.

Sem comentários: